Praticar atividade física: 6 incríveis benefícios!

Esportes e exercícios são eficazes em muitas áreas. Além de melhorar a saúde, também aumenta a autoconfiança e pode propiciar um salário mais alto. Assim sendo, há muitos benefícios em se praticar atividade física!

Neste sentido, estudos foram realizados, para constatar os efeitos do esporte e do exercício de acordo com seis valores principais: Valor físico, valor emocional, valor social, valor pessoal, valor intelectual e valor financeiro.

Esses valores fundamentais estão indissoluvelmente ligados. Efeitos e mudanças em um valor principal afetam outros valores principais. Portanto, ao considerar estes valores, podemos constatar os benefícios em se praticar atividade física. Confira a seguir!

Praticar atividade física: 6 incríveis benefícios!

1.    Benefício físico

Obesidade, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes em todo o mundo estão reduzindo drasticamente a expectativa de vida e a produtividade do trabalho. Neste sentido, os fatores de risco para essas doenças geralmente podem ser identificados em uma idade cada vez mais jovem.

Praticar atividade física tem um efeito positivo na saúde e reduz o risco dessas doenças. Portnato, é eficaz investir em exercícios em qualquer estágio da vida, mas quanto mais cedo você for ensinado a se exercitar, mais tempo poderá tirar proveito do valor físico.

O maior benefício pode, portanto, ser obtido se investimentos são feitos em exercício em uma idade jovem. O esporte e o exercício são a estratégia política mais eficaz para a prevenção de doenças crônicas, graças à sua eficácia e aos esforços relativamente baratos.

2.    Benefício emocional

Além dos benefícios físicos, há muitas evidências de que praticar atividade física também afeta o bem-estar emocional de uma pessoa, especialmente em crianças e adolescentes.

A evidência é especialmente forte quando se trata de confiança e auto-estima. Assim sendo, as atividades estruturadas, como aulas de ginástica na escola, estão associadas a uma maior satisfação com a vida.

Neste sentido, provou-se que o exercício tem um efeito positivo nos distúrbios emocionais e de humor. Deste modo, o exercício tem o mesmo efeito que os antidepressivos. O exercício garante que seu corpo possa lidar com a ansiedade e o estresse com mais eficiência.

Parece também que o exercício pode até neutralizar o desenvolvimento de ansiedade e estresse. Isso mostra que o exercício pode capacitar mais as pessoas e aumentar sua autoconfiança.

No entanto, desenvolvimentos positivos no valor emocional por meio do esporte não surgirão automaticamente. Os resultados dependem de muitos outros fatores, com o clima social (professores, treinadores e outros adultos) desempenhando um papel importante.

3.    Benefício social

Esportes e exercícios geralmente são realizados em um contexto social (esportes coletivos, treinando juntos). O valor agregado social do esporte, portanto, parece óbvio.

No entanto, há algum tempo se discute se praticar atividade física realmente aproxima as pessoas e até que ponto essa conexão pode se traduzir em domínios fora do campo esportivo.

Portanto, a literatura científica não é unânime quanto ao nexo de causalidade entre a participação esportiva e o desenvolvimento social.

No entanto, quando as atividades esportivas e de exercício são organizadas de maneira estruturada, respeitosa e segura para todos os participantes, essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento social e até combater o comportamento anti-social e criminal.

Assim sendo, a educação física na escola oferece a oportunidade de integrar aspectos sociais dentro de um currículo. Neste sentido, estudos mostram que uma combinação de educação física e social pode ser eficaz em áreas como responsabilidade pessoal e aspectos morais.

Além disso, praticar atividade física oferece um clima social positivo, que permite desenvolver habilidades sociais, fazer amigos e, assim, expandir a rede social.

As atividades físicas podem, assim, contribuir para o combate à exclusão social. Além disso, o clube esportivo oferece, em qualquer contexto, espírito comunitário, no qual, jovens e idosos com diferentes origens (sociais) e uma paixão compartilhada se encontram.

Ao participar de atividades físicas, as pessoas podem ganhar mais controle sobre suas próprias vidas, por meio de sua rede social mais ampla, aumento da comunidade e espírito cívico. Isso é particularmente importante para jovens em risco que não se sentem seguros.

4.    Benefício pessoal

Esportes e exercícios podem afetar o caráter de uma pessoa. Isso afeta, por exemplo, assertividade, autocontrole, entusiasmo e habilidades sociais.

O foco da pesquisa em torno desse tema sempre foi principalmente a participação esportiva. No entanto, o número de estudos sobre o valor do brincar e do exercício está crescendo.

Muitos programas esportivos foram avaliados e, embora sejam necessárias mais pesquisas, os dados mostram que praticar atividade física parece ter impacto na colaboração, habilidades de comunicação, tomada de decisão, resolução de problemas, responsabilidade, empatia e resiliência.

De qualquer forma, os efeitos pessoais serão maiores devido aos bons treinadores e professores e ao ambiente social em que a atividade de exercício ocorre.

5.    Benefício intelectual

Um clássico da pesquisa sobre a relação entre praticar atividade física e desempenho escolar geral foi realizado na França na década de 1950.

Neste sentido, reduzir o tempo das aulas em até 26% e depois substituí-los por programas de esportes e exercícios mostrou que o desempenho escolar não foi afetado. E este estudo não é isolado.

Assim sendo, existem muitas evidências científicas de que um aumento no esporte e no exercício da educação, seja ou não à custa de matérias regulares, leva a um desempenho escolar aprimorado ou constante.

Os estudos nos quais a atividade física foi integrada nas lições não fornecem uma imagem clara do valor agregado da atividade física no funcionamento cognitivo, habilidades acadêmicas e desempenho.

Portanto, em resumo, não há evidências de que o tempo gasto na escola com esportes e exercícios afete negativamente o desempenho escolar. Isso significa que mais esporte e exercício podem ser integrados à oferta de treinamento nas escolas, sem que isso tenha um impacto negativo.

Além disso, no nível cerebral, praticar atividade física leva a um aumento no fluxo sanguíneo no cérebro, o que, entre outras coisas, torna você mais alerta e estimula o desenvolvimento do cérebro.

Se olharmos ainda mais fundo no cérebro com eletroencefalogramas, o desempenho das tarefas cognitivas parece ser influenciado pela atividade física. Deste modo, quanto mais você se move em sua vida, melhor pode executar tarefas cognitivas mais tarde na vida.

6.    Benefício financeiro

Por fim, praticar atividade física regular está associado a uma renda salarial de seis a dez por cento maior. Uma possível explicação é que o exercício leva à aquisição de todos os tipos de valores, que acabam tornando as pessoas mais responsáveis, competitivas e produtivas.

Assim sendo, o valor financeiro é, por assim dizer, resultado do valor físico, emocional, individual, intelectual e social do esporte e do exercício.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os benefícios de se praticar atividade física, então, continue em nosso site e confira muito mais!