Desenvolvimento pessoal: Tudo sobre o assunto!

Desenvolvimento pessoal é um processo consciente, no qual, as pessoas desenvolvem seu potencial pessoal. Assim sendo, é o crescimento ou desenvolvimento de um indivíduo, para que ele possa expressar todo o seu potencial.

Isso cria uma maior consciência dos sentimentos e crenças, a fim de se tornar uma pessoa mais consciente, “mais completa” e mais saudável. Portanto, se você quer saber mais sobre o desenvolvimento pessoal, então, confira o nosso artigo de hoje!

Tudo sobre desenvolvimento pessoal!

O desenvolvimento pessoal consiste em consciência. Assim sendo, tornando-se consciente de que você foi programado através de seu passado, então, é possível começar a visualizar, pensar e agir de uma maneira mais consciente, visando aquilo que você realmente deseja.

Para isso é importante fazer um plano de desenvolvimento pessoal. Sem objetivos concretos e um plano para chegar lá, nada vai mudar. O tempo é precioso, por isso, trabalhe com eficiência!

Teoria do Desenvolvimento Pessoal – Maslow

Existem muitas ideias e teorias em torno do desenvolvimento pessoal. Uma teoria amplamente usada é a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow. Ele sugere que todos os indivíduos têm uma necessidade interior de desenvolvimento pessoal.

Segundo essa teoria, o homem só se esforçaria para satisfazer as necessidades mais altas da hierarquia quando a necessidade mais baixa fosse satisfeita. Quando uma necessidade é atendida, o indivíduo passa para o próximo nível.

Além disso, segundo esta teoria, não é possível pular certos níveis. Deste modo, o modelo original de 5 fases foi expandido para um modelo de 8 fases, que são:

  • Necessidades biológicas e fisiológicas: Ar, comida, bebida, abrigo, calor, sexo, sono, etc.
  • Segurança: Proteção contra elementos, segurança, ordem, lei, estabilidade, etc.
  • Amor e necessidades afetivas: Amizade, intimidade, confiança e aceitação, recebendo e dando carinho e amor.
  • Reconhecimento e Apreciação: Autoestima, conquista, controle, independência, status, domínio, prestígio, responsabilidade administrativa, etc.
  • Necessidades cognitivas: Conhecimento e compreensão, curiosidade, exploração, senso de propósito e previsibilidade.
  • Necessidades estéticas: Valorização e busca da beleza, equilíbrio, forma, etc.
  • Auto-realização: Realização de potencial pessoal, em busca de crescimento pessoal e experiências de pico.
  • Transcendência: Aquilo que transcende o homem, ajudando os outros a alcançar a própria atualização.

Revisão desta teoria

No entanto, a teoria de Maslow era difícil de testar. Vários estudos das necessidades parecem indicar que diferentes categorias de necessidades podem ser buscadas, independentemente de outras necessidades (inferiores) serem satisfeitas.

Assim sendo, em um estudo posterior, a teoria de Maslow foi testada analisando os dados de 60.865 participantes de 123 países.

Os entrevistados responderam perguntas sobre seis necessidades, muito semelhantes às do modelo de Maslow. Os resultados do estudo apoiam a visão de que as necessidades humanas universais parecem existir independentemente das diferenças culturais.

Entretanto, a ordem das necessidades na hierarquia não estava correta. Por exemplo, mesmo se tivermos fome, por exemplo, podemos ser felizes ou ter uma forte necessidade de amigos.

Hoje, muita coisa mudou em relação ao passado. Vivemos em uma sociedade em que a maioria das pessoas come e bebe, tem moradia, vive em um ambiente seguro e possui contatos sociais suficientes.

Onde havia pouco espaço para pensar em desenvolvimento pessoal, agora existem muitas oportunidades para fazer a diferença neste mundo!

Comportamento que leva ao desenvolvimento pessoal

O comportamento é baseado em rotinas (inconscientes), sendo que, por causa disso, mudar o comportamento não é fácil. Entretanto, as dicas a seguir podem ajudá-lo no seu próprio desenvolvimento pessoal.

  • Torne-se consciente: Conscientize o inconsciente e seja realista sobre a realidade. Saiba onde você está, só então você poderá trabalhar no seu desenvolvimento.
  • Tente coisas novas: Tente coisas novas em vez de se ater à situação atual e aos caminhos previamente seguros;
  • Ouça seus próprios sentimentos: Principalmente ao avaliar experiências, e não as opiniões dos outros ou a tradição;
  • Experimente a vida como a de uma criança: Uma criança tem pouca ou nenhuma experiência e ainda não está condicionada. Uma criança pode pensar e agir ‘livremente’. Esse pensamento livre ajuda você no seu desenvolvimento pessoal;
  • Aceite quem você é: Tenha uma visão honesta e realista de suas próprias habilidades e habilidades;
  • Disposição de expressar sua opinião: Mesmo que seus pontos de vista não reflitam os da maioria e possam torná-lo menos popular;
  • Trabalhe duro e assuma a responsabilidade: Sempre faça isso em sua vida;
  • Pensamento positivo: Uma abordagem positiva pode funcionar como uma força motivadora.

Portanto, esteja ciente e tire o máximo proveito de si mesmo e da sua vida! No entanto, a maioria está tão ocupada em sobreviver e ganhar a vida que esquece de viver.

A vida é curta e o potencial humano é ilimitado, portanto, arrisque-se! Investir em si mesmo é o melhor investimento que você pode fazer. Um investimento que nunca será perdido a longo prazo e onde o todo maior tem mais valor que a soma das partes!

Neste sentido, o desenvolvimento pessoal estimula você a ser proativo. Em vez de esperar que coisas boas aconteçam e que a felicidade esteja do seu lado, comece e certifique-se de que coisas bonitas aconteçam.

É claro que nem sempre é possível alcançar seus objetivos, mas você experimentará uma vida mais rica e significativa desta forma!

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o desenvolvimento pessoal, então, continue em nosso site e confira muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *